Introdução Teórica
O sangue, constituído por hemácias, leucócitos, plaquetas em suspensão no plasma, é responsável pelo transporte de gases, de nutrientes, hormonas, produtos de excreção, enzimas, anticorpos, etc.
Para que o sangue chegue a todas as partes do corpo é necessária a intervenção do órgão principal do sistema circulatório – o coração. Este órgão vai permitir a chegada do sangue às células
O coração, um órgão musculoso, é revestido externamente pelo pericárdio e internamente pelo endocárdio, o seu músculo constituinte o miocárdio. No coração pode-se identificar dois lados, o esquerdo e o direito, e nesses mesmos duas cavidades, as aurículas e os ventrículos. Entre as aurículas e os ventrículos situa-se uma estrutura que impossibilita o sangue de inverter o seu sentido – válvula auriculoventricular.
Problema
Qual a morfologia do coração?
Hipótese
No lado esquerdo do coração circula o sangue arterial, rico em oxigénio, que vem do coração, através das veias pulmonares, e vai ser bombeado para todo o corpo, através da artéria aorta. Entre a aurícula e o ventrículo esquerdo encontra-se a válvula tricúspide. Entre os ventrículos e as artérias também existe uma vávula que impossibilita a volta do sangue para os ventrículos. Assim no lado esquerdo do coração, o sangue vem pelas veias pulmonares, entra na aurícula esquerda, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e o sangue é bombeado pela aorta para todo o corpo.
No lado direito do coração circula o sangue venoso, rico em dióxido de carbono, que vem do corpo todo, através da veia cava inferior e superior, e vai ser transportado para os pulmões, para libertar o dióxido de carbono e absorver oxigénio, através da artéria pulmonar . Assim no lado direito do coração, o sangue vem do corpo todo pela veia cava inferior e superior, entra para a aurícula direita, o sangue passa para o ventrículo direito e o sangue é bombeado para os pulmões.
Material necessário:
- 1 Coração de porco
- 1 Bisturi
- 1 Esguicho com agua
- Luvas de lattex para todos os alunos
- Papel absorvente para limpeza
- 1 Tabuleiro
- 1 Tesoura
- 1 Vareta de vidro
Procedimento
1. Examina a morfologia externa do coração:
1.1. Identifica qual é o lado direito e qual o lado esquerdo. Nota que este ultimo é mais consistente (podes notar a diferença palpando com os teus dedos).
1.2. Localiza agora a coroa de gordura que se dispõe horizontalmente à volta do coração. Esta camada marca o limite entre as cavidades superiores (aurículas) e as cavidades inferiores (ventrículos).
1.3. Procuro o outro depósito de gordura que percorre diagonalmente à volta do coração. Ele marca os limites entre os dois ventrículos.
1.4. Faz um registo esquemático devidamente legendado das observações anteriormente realizadas (nas alíneas 1.1, 1.2, 1.3).
2. Examina a morfologia interna do coração:
2.1. Depois de localizadas as aurículas e os ventrículos, usa o bisturi para fazer uma incisão em cada um dos ventrículos.
2.2. Depois de abrires os ventrículos, compara as respectivas espessuras da sua parede e relaciona-as com as diferentes consistências detectadas em 1.1
2.3. Mantém bem abertas as fendas de cada ventrículo e introduz nelas uma vareta de vidro, empurrando cuidadizamente a sai extremidade ate encontrares resistência (ao lingo da parede interna , imediatamente acima da fenda). A membrana que opõe resistência à vareta é a válvula entre o ventrículo e a aurícula.
2.4. Distende as válvulas e examina as fibras musculares que lhe estão associadas
2.5. Usa o bisturi para fazer uma incisão em cada uma das aurículas
2.6. Aproveita a abertura das aurículas para comparar a espessura das suas paredes com a dos ventrículos.
2.7. Elabora o registo das observações dos pontos 2.2 e 2.6
3. Examina os grandes vasos que se ligam ao coração
3.1. Usando a vareta de vidro com sonda, localiza os grandes vasos que saem dos ventrículos (artérias), bem como as válvulas que impedem o sangue de refluir desses vasos para as cavidades.
3.2. Com uma tesoura, abre a artéria que sai do ventrículo esquerdo (artéria aorta), prolongando o corte até à válvula que se localiza na direcção do ventrículo. Podes então observar a estrutura dessa válvula.
3.3. Usando a vareta de vareta de vidro como sonda, localiza os grandes vasos que chegam às aurículas (veias) e compara a espessura da parede das veias com a das artérias.
Registos dos resultados
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgA2uS68cbthkMj-8tfMdbSZ0F6kVoGMapKrEaBbnFFsPARMDHaltgJP89MHrHab1tyjRzvn7nYeRNjwTCCxVBG487xHzXPqU3UEDxKXY_KkNXLUmQhmJ1-i20RlvbOB9okqmOdD4widpU/s400/...+001.jpg)
Analise da discussão
1. Indica qual a razão para a diferença verificada entre as paredes dos ventrículos e as das aurículas.
- As paredes dos ventrículos são mais espessas porque necessitam bombear o sangue para todo o corpo, as do ventrículo esquerdo são mais espessas porque este bombeia o sangue para a grande circulação, enquanto que as paredes do ventrículo direito são menus espessas porque este bombeia o sangue para a pequena circulação. As paredes das aurículas são elásticas porque se enchem de sangue e esvaziam-se deixando o sangue passar para o ventrículo através de uma válvula.
2. Relaciona a dimensão das diferentes cavidades do coração com as funções que desempenham.
- As aurículas têm menor dimensão porque apenas recebem e libertam o sangue para os ventrículos, enquanto que estes armazenam uma quantidade de sangue e de seguida bombeiam-no fazendo o sangue chegar a todas as partes do corpo.
3. Quais os vasos sanguíneos responsáveis por transportar o sangue bombeado pelos ventrículos
- Os vasos sanguíneos responsáveis por transportar o sangue bombeado pelos ventrículos são as artérias (artéria aorta transporta o sangue que sai do ventrículo esquerdo e as artérias pulmonares transportam o sangue que sai do ventrículo direito)
4. O sangue bombeado pelo ventrículo direito, é venoso ou arterial? Justifica a tua resposta.
- É venoso, rico em dióxido de carbono, porque o sangue bombeado pelo ventrículo direito vai sair pelas artérias pulmonares que vão em direcção aos pulmões onde vai libertar dióxido de carbono e vai receber oxigénio (pequena circulação).
Conclusão
Com a realização desta actividade pratica podemos concluir que o coração tem quatro cavidades distintas, duas aurículas e dois ventrículos. Cada um deles com funções distintas.
No lado direito do coração circula o sangue venoso, enquanto que no lado direito circula o sangue arterial.
Quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta, realiza a grande circulação ou circulação sistémica, vai a todas as partes do corpo libertar o oxigénio e receber dióxido de carbono e produtos do metabolismo celular, volta ao coração pelas veias cavas.
Quando o sangue sai do ventrículo direito pelas artérias pulmonares, realiza a pequena circulação, vai aos pulmões libertar o dióxido de carbono e recebe o oxigénio, volta ao coração pelas veias pulmonares.
Tema: Sistema circulatório
Data: 23-05-06
Nota: Satisfaz bem
Incluí este trabalho no portfólio porque foi a única actividade prática que realizamos este ano. Na minha opinião deviam existir mais aulas praticas . A realização do relatório foi importante porque ajudou a reter as ideias principais do que realizamos durante a aula prática.
Reflexão:
Foi o trabalho que mais gosto me deu a fazer, pois gostei de realizar a actividade prática.
as actividades praticas tornam a aula mais dinâmica e interessante, ajudando ao mesmo tempo perceber a matéria que foi dada sobra o assunto. Neste caso ajudou a reter os principais conceitos sobre o coração e também sobre os procedimentos básicos de laboratório.
Em termos de processos foi a 1ª vez que utilizamos os desenhos realizados por nos como base do trabalho.
Se tivesse de realizar novamente o trabalho tentaria melhorar o desenho , coloraria mais desenhos do coração numa posição diferente e acrescentava mais imagens , por exemplo na parte do material colocaria uma imagem de cada um dos objectos que utilizamos na actividade prática.
Sem comentários:
Enviar um comentário